Waleska Andrade

Avaliação Neuropsicológica

O que é?

Consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas de uma pessoa (atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento de informação), além das suas funções sensoriais, motoras, emocionais e sociais. 

A partir desta avaliação é possível identificar as forças e fraquezas  do Perfil Neuropsicológico do examinado. Estas informações são muito importantes para auxiliar no diagnóstico e no planejamento de um tratamento mais eficiente.

Neste exame estabeleceremos tipos de intervenção e/ou reabilitação para indivíduos com disfunções neurológicas, sejam elas adquiridas, genéticas ou secundárias a outros distúrbios.

Meu protocolo inclui entre 15 a 30 testes envolvendo a investigação das diversas áreas cognitivas e emocionais.

Quando é Indicada?

A Avaliação Neuropsicológica é indicada, principalmente, quando há suspeita diagnóstica de transtornos cognitivos ou do neurodesenvolvimento. Por exemplo:

  • Suspeita de Transtornos de Aprendizagem
  •  Suspeita de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
  • Suspeita  de Demências, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Epilepsias e Paralisia Cerebral
  • Dislexia, Discalculia e Disgrafia
  • Suspeita de Transtornos de Ansiedade e Depressão
  • Suspeita de Deficiência Intelectual
  • Suspeita do Transtorno do Espectro Autista

Como é feita a avaliação neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica é solicitada quando há a necessidade de um diagnóstico clínico mais amplo. 

Nesses casos, a avaliação pode ser requerida por um psiquiatra, neurologista ou psicólogo clínico dependendo do caso para auxiliar na identificação das causas de problemas enfrentados pela pessoa no cotidiano (por exemplo, desempenho acadêmico e/ou profissional abaixo do esperado, problemas ao fazer tarefas diárias habituais, déficit em habilidades sociais, entre outros).

Por meio da Avaliação Neuropsicológica são mensurados diversos fatores, como:

QI (quociente intelectual); Atenção; Memória; Compreensão; Linguagem, leitura e escrita; Habilidades aritméticas; Impulsividade, Capacidade de julgamento; Controle inibitório; Tempo de reação; Planejamento; Raciocínio; Aprendizagem; Aspectos emocionais

Tempo e Investimento

O tempo de realização da avaliação pode variar entre 6 a 7 sessões de uma hora. Tudo dependerá do paciente e da quantidade de testes para chegar em uma conclusão.

Esse processo avaliativo é divido em 3 partes: 

  1. Anamnese (entrevistas iniciais);
  2. Aplicação dos testes;
  3. Correção, elaboração do laudo e devolutivas;

Não cobro por consultas/sessões pois os testes são aplicados de acordo com o ritmo do adolescente e adulto então, ele(a) terá a quantidade de sessões necessárias para a conclusão da etapa da aplicação dos testes.